Por que o advogado precisa de contabilidade?

Contabilidade

Conheça os benefícios da contabilidade para advogados

Entenda, de uma vez por todas, a importância da contabilidade para advogados

Certamente, para um advogado, contar com o serviço de contabilidade para ajudar nos trâmites de abertura de um escritório é fundamental para pagar menos encargos tributários.

Por esse motivo, cada vez mais os profissionais que trabalham como autônomos estão preferindo trabalhar como pessoa jurídica, já que são obrigados a arcar com o pagamento do Imposto de Renda e contribuição à Previdência Social.  

Estes dois impostos são mais caros para quem exerce sua profissão como pessoa física quando comparado com uma pessoa jurídica. E para trabalhar dentro do enquadramento correto, é essencial contar com a ajuda de um contador.

Quer saber mais sobre isso? Então, acompanhe nosso artigo até o final e confira todas as informações.

Veja também:

Os advogados devem formalizar o seu escritório?

Como falamos, um advogado que abre um escritório paga menos impostos do que exercendo suas atividades como uma pessoa física. 

Para exemplificar, o INSS cobra dos empregados entre 7,5% a 14% de impostos. Para os empreendedores, a cobrança é de 11% sobre o pró-labore, já para o profissional autônomo a cobrança individual é de 20% ao mês.

Com estes dados, é possível entender como há a economia de impostos quando o escritório é formalizado e, portanto, é um bom negócio para o advogado ter um CNPJ.

Como fazer a contabilidade para escritórios de advocacia?

Ter uma atenção especial aos gastos pode evitar a ocorrência de muitos transtornos para o escritório, o que impacta diretamente a sua saúde financeira.

Com uma boa contabilidade, é possível evitar gastos maiores e desnecessários, estando sempre atento à gestão de custos e ao controle do fluxo de caixa.

Além disso, com a correta apuração dos tributos e com o auxílio no cumprimento de suas obrigações, seu escritório estará em plena conformidade fiscal, evitando o pagamento de multas.

Quais são os tipos de natureza jurídica permitidos para advogados?

Sociedade Simples

Uma Sociedade Simples é formada quando profissionais (como advogados) se juntam para formar uma sociedade para prestar serviços técnicos ou intelectuais. É um formato de sociedade que foi previsto no Código Civil para formalizar micro e pequenas empresas que exercem atividades-fim específicas.

Os sócios oferecem serviços para os quais formalizaram a união intelectual e, assim, conseguem aproveitar as vantagens tributárias previstas na lei.

Anteriormente, as Sociedades Simples eram impedidas de optar pelo regime tributário do Simples Nacional, o que fazia com que a atuação como pessoa jurídica não fosse tão interessante. 

Entretanto, com as mudanças na Lei Complementar 123, de 2006, desde janeiro de 2018, os negócios do direito passaram a poder sair da autonomia e reduzir custos significativamente.

Sociedade LTDA

Também é possível abrir uma LTDA. Nesse tipo de sociedade, a responsabilidade dos sócios está limitada às suas cotas, ou seja, à sua participação no capital social.

Sociedade Unipessoal de Advocacia

Este é um outro tipo de sociedade para os escritórios de advocacia. A Sociedade Unipessoal de Advocacia traz algumas vantagens como:

  • Uso do nome do advogado como o nome empresarial;
  • Possibilidade de montar um escritório de advocacia sem a presença de sócios.

Existem algumas semelhanças se compararmos com a Sociedade Simples:

  • Também é possível aderir ao regime tributário Simples Nacional;
  • É proibido que o negócio tenha características de outros tipos de empresa (como, por exemplo, usar um nome fantasia); 
  • É proibido exercer atividade diferente da advocacia.

Além disso, o advogado que escolhe esse modelo de Sociedade Unipessoal não pode ter outra sociedade do mesmo tipo. Igualmente, ele também não pode ter uma Sociedade Simples localizada no mesmo estado da sua empresa unipessoal.

Por fim, vale lembrar que a constituição de escritórios e sociedades de advocacia é de competência exclusiva da OAB, portanto o registro deve ser realizado nessa instituição e não na Junta Comercial.

Tributação de advogado associado

A tributação é um dos assuntos que mais preocupam os advogados no momento de abertura do seu escritório, não é mesmo? Afinal, a escolha errada do regime tributário pode fazer com que você pague mais impostos do que o necessário.

Felizmente, ao contar com uma boa contabilidade, será possível elaborar um planejamento tributário efetivo para que todas as opções sejam analisadas minuciosamente a fim de identificar o regime mais vantajoso, considerando a redução da carga tributária e o aproveitamento dos benefícios.

Afinal, cada um dos regimes (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) possui suas vantagens e desvantagens para o seu escritório de advocacia.

Benefícios da contabilidade para advogados

Certamente, agora já ficou claro que um advogado precisa de um serviço de contabilidade e o quanto isso pode trazer benefícios para o escritório. 

Então, podemos falar que uma das principais vantagens de contratar um contador é o auxílio na escolha do regime tributário.

Estando enquadrado no regime que é mais adequado para o seu escritório, é possível reduzir o pagamento de impostos, gerando economia e contribuindo para a saúde financeira do escritório. 

Além disso, outro benefício da contabilidade é ter uma atenção especial com a burocracia.

A contabilidade para advogados fica responsável por ajudá-lo a manter o seu escritório em conformidade fiscal. Afinal, auxilia na correta apuração de tributos, na correta escrituração dos seus documentos fiscais, na entrega de declarações, etc.

Com um contador, o escritório de advocacia atuará de acordo com a legislação (leis tributárias e trabalhistas que estão sempre passando por atualizações).

Assim, além de evitar problemas com o fisco, a contabilidade ainda vai auxiliar muito na redução do pagamento de impostos.

Além disso, a contabilidade garante maior controle financeiro, cumprimento das obrigações contábeis e fiscais, maior previsibilidade financeira, correta emissão das notas fiscais, auxílio nas tomadas de decisões, etc.

Contabilidade para Advogados | Liotto Soluções Empresariais

Conte a contabilidade especializada em advogados da Liotto Soluções Empresariais

Não há dúvidas que contar com uma contabilidade para advogados é fundamental para manter a saúde financeira, a organização e segurança do escritório.

Afinal, uma contabilidade especializada irá auxiliá-lo desde a abertura do seu CNPJ até a gestão contábil e fiscal do seu escritório, elaborando um planejamento tributário efetivo para escolher o regime tributário mais adequado, vantajoso e econômico, na elaboração do planejamento financeiro, no controle do fluxo de caixa, etc.

Desse modo, você poderá se concentrar nas atividades-fim do seu escritório com a segurança de que toda a parte contábil e fiscal está organizada a fim de que você possa operar de forma segura, organizada e lucrativa.

Portanto, entre em contato conosco, da Liotto Soluções Empresariais, para conversarmos melhor sobre as necessidades do seu escritório de advocacia e sobre como podemos ajudar você a operar de forma segura, tranquila, organizada e lucrativa.

Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE ESPECIALIZADA NO SEU ESCRITÓRIO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Por que o advogado precisa de contabilidade?
Article Name
Por que o advogado precisa de contabilidade?
Description
Conheça os benefícios da contabilidade para advogados. Entenda, de uma vez por todas, a importância, leia o artigo que preparamos.
Author
Publisher Name
Liotto Soluções
Publisher Logo

Deixe um comentário

Últimos Posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Tenha uma contabilidade efetiva e evite riscos em sua prestadora…
Cresta Posts Box by CP